quarta-feira, 3 de abril de 2013

Risoto al Gewurztraminer com creme de abobora e presunto crocante


Um prato diferente que nasceu a vontade de experimentar novos sabores. O risoto ao Gewurztraminer com creme de abobora e presunto crocante é resultado de um mix de sabores excepcionalmente delicados e perfeitos juntos. Ideal para um jantar com amigos que adoram um bom vinho.

Ingredientes para 4 pessoas:

360g de arroz Carnaroli
200g de abobora
1 copo de vinho branco Gewurztraminer
1 cebola
50g de manteiga
500ml de caldo de legumes
4 fatias e presunto cru
1 copo de leite
sal
pimenta
azeite de oliva
Parmesão ralado

Preparo:

Prepare o caldo de legumes e em uma panela frite a cebola com a manteiga e um pouco de azeite.
Em uma panela pequena coloque a abobora em cubos para cozinhar com o leite, o sal e a pimenta. Começe a cozinhar o risoto na mesma panela que fritou a cebola. Primeiro adicione o vinho, deixando evaporar e em seguida,  utilizando o caldo de legumes, uma concha por vez, continue cozinhando sem deixar secar, e até que o arroz esteja al dente. Desligue o fogo e adicione a manteiga e o parmesão ralado para deixar o risoto cremoso.
Bata no liquidificador a abobora para formar um creme.
Em uma panela untada com azeite, frite as fatias e presunto dos dois lados e coloque em papel tolha para absorver a gordura.
Monte os pratos individuais com uma porção de risoto, o creme de abobora por cima e o presunto cru enrolado por cima.
Sirva quente e acompanhado de uma boa taça de Gewurztraminer.


Curiosidade:
 A relação entre a Traminer e a Gewürztraminer tem sido muito discutida e, muitas vezes mal interpretada. O prefixo “gewürz” que significa “especiaria”, termo muito utilizado pelos degustadores de vinhos, para descrever os aromas dos vinhos elaborados com Gewürztraminer, por sua complexa gama de aromas, que lembram frutas tropicais e flores perfumadas, como lichias e rosas. A palavra gewürz também pode ser interpretada simplesmente como “perfumado” ou “aromático”. Na Alemanha, ainda se podem encontrar as duas versões, sendo a Traminer usada para os vinhos mais aromáticos e os Gewurtzraminer para os de mais acentuada presença de especiarias como canela, o que também ocorria na Alsácia até 1973 quando Traminer foi eliminado.
É uma uva cultivada em muitas regiões, principalmente na Alsacia (França) e nas regiões do Rhein e Pfalz (Alemanha), mas também na Austria, Itália (Alto Adige), Nova Zelândia, Austrália, Chile, Estados Unidos e alguma coisa por aqui, no Brasil. É, no entanto, na Alsácia que se encontra a maior área plantada com cerca de 3.000 hectares.
Os vinhos de Gewürztraminer normalmente são de cor amarelo intenso, quase dourados. Por conta de sua composição e características da casca, são vinhos com grande estrutura em boca. Uma de suas “fraquezas” é a acidez, muito delicada e, que em anos mais quentes, tende a ser muito baixa. São sempre muito aromáticos, com notas marcantes e características lembrando lichias e pétalas de rosas com toques, de maior ou menor intensidade, de especiarias. No Chile e Califórnia, apresentam características mais frescas e notas florais, e Nova Zelândia, Canadá e Oregon, onde tendem a ser mais complexos. Por ser uma casta de maturação tardia, não é incomum nos depararmos com vinhos por vezes excessivamente alcoólicos.


 Gewurztraminer Madura

Nenhum comentário: