Minha família sempre teve alguma ligação com a cozinha, minha avo materna Ana Wackernagel nasceu cozinheira e confeiteira e hoje posso dizer que é uma chef de mão cheia. Aos 70 anos ainda cozinha para 2.000, 5.000, 10.000 pessoas. Meu pai tinha uma fabrica de sorvetes quando eu era pequena e viajou pelo Brasil inteiro fabricando seus deliciosos sorvetes.
Sempre tive uma curiosidade e um amor pela cozinha que vocês não podem imaginar. Minha avo sempre fazia aquelas comidas deliciosas, que só as avos são capazes de fazer, mas era o trivial, uma deliciosa carne de panela, que até hoje não consegui descobrir o segredo daquele molho Demi-glace que só ela sabe fazer, sopas maravilhosas, etc...mas eu queria mais, então aos 9 anos invadi a sua cozinha, fechei a porta e preparei meu primeiro prato sozinha: Soufflé de Cenoura. Ficou uma coisa espetacular e até hoje ainda consigo sentir o sabor e o aroma. Minha segunda experiência culinária foi um Gnocchi, clássico, na manteiga, para comer com a carne de panela espetacular da minha avo.
Mesmo com toda essa vontade de aprender, tive que deixar um pouco de lado minhas visitas a cozinha, pois naquela época as famílias não incentivavam muito esse lado criativo das crianças e nem tampouco a profissão de cozinheiro era tao apreciada. Passei a minha infância e adolescencia sempre criando e testando receitas sempre que possível, mas hoje tenho certeza que se tivesse tido o apoio que hoje as famílias dão as crianças que gostam de cozinhar, seria uma chef com uma bagagem muito maior.
Minha receita de hoje é um clássico da minha infância. Sou filha única, e nos finais de semana e nas férias estava sempre na casa da minha melhor amiga, Andréa Iensen, que era a especialista em sobremesas e hoje se tornou numa das melhores confeiteiras que conheço. Ela fazia os doces, e eu preparava o jantar, geralmente Ovos Poché ao Molho de Tomate. Era a minha especialidade na época, então para relembrar, aqui vai a "famosa" receita hoje com algumas adaptações:
Uove al Sugo di pomodoro
Ingredientes:4 ovos 5 colheres de massa de tomate 1 pitada de açúcar
cristal Salsa picadinha Cebola e alho Óleo para fritura ½ copo de
água Sal
Preparo:Picar a cebola e alho e colocar para dourar no óleo. Após estarem
dourados, colocar a massa de tomate e temperar com o sal e a pitada de açúcar.
Acrescentar a água para dar consistência de molho. Ao levantar fervura e
encorpar, quebre os ovos sem estourar a gema em lugares opostos na panela e
tampar. Deixar alguns minutos para o ovo chegar no ponto. Depois de desligar o
fogo, retirar com cuidado os ovos e colocar numa travessa colocar o molho por
cima e polvilhar com a salsinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário