Mas mesmo assim não tenho parado de experimentar sabores novos e relembrar aqueles que há muito tempo não preparava. Um dos meus pratos favoritos é o charuto de repolho, ou folha de parreira, que não preparava há algum tempo, então ontem, como estava de folga e com tempo livre decidi preparar.
Meu marido é Romeno, e a culinária da Romênia tem grande influencia turca, por incrível que pareça. Quando estive na Romênia queria experimentar tudo de diferente que eles preparavam, desde salames, queijos, até os pratos típicos.
Foi muito engraçado pois embaixo do prédio aonde meu marido tem apartamento tinha um mini mercado que vendia diversos tipos de salames e queijos e todos os dias eu descia e pedia 5 fatias de cada produto diferente que tinha por la. Façam isso quando forem viajar para outro pais. Experimentem tudo o que puderem e vocês vão ver quantos sabores cada lugar reserva.
Porém foi no meu primeiro dia em Brasov que descobri essa influencia turca para os pratos servidos na Romênia. Uma vizinha, que não via o meu marido há alguns anos trouxe para nos uma panela cheia de charutinhos de folha de parreira, que em Romeno se chama sarmale. Eu quando vi aqueles belissimos charutos pensei que seriam iguais aqueles que já conhecia de longa data do Brasil.
Ledo engano...os temperos eram completamente diversos, e tinham um perfume inigualável. Isso sem falar do sabor...nem se compara aqueles que comemos no Brasil...
Como acompanhamento para os sarmales eles servem polenta, que em romeno se chama mamaliga, que também não se compara nem as polentas que comi na Itália (que me perdoem os italianos), muito menos as do Brasil. Mas esse assunto da mamaliga fica pra outro post.
Depois dessas e outras experiências gastronomicas na Romênia, meu marido me ensinou a preparar os tao famosos sarmales romenos e hoje vou compartilhar com vocês.
Ingredientes:
500g de carne moída (usei patinho)
500g de carne de porco moída (usei pernil, mas se você não come carne de porco, opte por 1kg de carne moída)
1 cebola grande picada
1 xícara de arroz branco cru
1,5 xícaras de molho de tomate sem tempero
2 dentes de alho
1 colher de sopa de páprica picante
1 colher de chá de pimenta do reino moída na hora
1 colher de sopa de sal
1 colher de sopa de manjerona desidratada
500g de repolho azedo ou você pode usar as aparas que sobraram dos charutos cortadas finamente
4 a 5 galhos de tomilho ou salsinha frescos
2 folhas de louro
1 maço de dill
1 colher de sopa de manteiga
6 xícaras de caldo de frango caseiro
folhas de repolho inteiras
Modo de Preparo:
Numa panela grande, de fundo grosso (as de ferro ou pedra sabão são perfeitas) refogue a cebola e o alho em fogo médio por cerca de 5 minutos.
Junte a páprica picante e tire do fogo.
Numa tigela funda e grande misture as carnes moídas, a mistura de cebola, alho e páprica, o arroz cru, sal, pimenta, manjerona, metade do dill picado e misture muito bem – pode e deve usar as mãos.
Na panela onde você refogou as cebolas, faça uma “cama” com o repolho azedo e por cima coloque 2 ou 3 galhos de dill.
Escalde as folhas de repolho rapidamente – isso faz com que amoleçam um pouco, para facilitar a montagem dos charutinhos.
Enrole uma colher de sopa da mistura de carne em cada 1/2 folha de charutinho. Eu divido no meio pois prefiro que eles fiquem pequenos e assim fica mais fácil de retirar aquele talo do meio da folha. Difícil explicar como enrolar, mas você deve fazê-lo de modo que as extremidades também fiquem fechadas, para o recheio não escapar.
Na panela forrada com o repolho coloque os charutinhos montados lado a lado, bem juntinhos uns dos outros e depois por cima.
Salpique um pouco de sal e pimenta do reino sobre os charutinhos, coloque as folhas de louro, dill e um pouco mais de repolho (pode usar os talos para não desperdiçar, eles ficam deliciosos cozidos). Caso você tenha em casa um bacon artesanal, ou costelinha de porco defumada coloque sobre os charutinhos – vai dar um sabor levemente defumado ao prato, incrível!
Tome cuidado apenas para não encher demais a panela, porque durante o cozimento os charutinhos vão crescer um pouco.
Despeje o molho de tomates sobre os charutinhos e em seguida o caldo de frango, morno. Assegure-se de que o líquido cobrirá completamente todos os charutinhos. Coloque um prato fundo grande sobre os charutinhos para deixá-los compactados enquanto cozinham.
Leve à fervura, baixe o fogo no mínimo possível e deixe cozinhar tampado por cerca de 4 horas.
Sirva com polenta e nata fresca.
PS: Eu fiz com 2 cabeças de repolho e renderam 79 charutinhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário