terça-feira, 26 de junho de 2012

O verdadeiro açafrao

O açafrão é o estigma da flor Crocus sativus, uma planta que faz parte da família Iridaceae. 95% da produção mundial de açafrão vem de Kashmir, Índia e Irã, países onde esse tempero é conhecido desde tempos antigos por suas propriedades curativas, aromatizantes e corantes.
A coleta dos stigmas ocorre no outono é bastante trabalhoso, já que devem ser pacientemente escolhidos a dedo no início da manhã, com a flor ainda fechada, pela equipe de mãos hábeis e treinadas para não danificar os estigmas preciosas. Cada flor contém de 3 a 5 estigmas e o processo de fabricação consiste na separação dos estigmas das restantes partes da flor, a qual é seguida por secagem dos estigmas em suportes adequados, expostos a fontes de calor leves.
Para obter um quilo de açafrão exige os estigmas de 120-150 mil flores e quase 500 horas de trabalho por esta razão, este tempero é o alimento mais caro.
O açafrão em pó que é vendido em supermercados contêm apenas uma pequena percentagem de açafrão puro, que é misturada com outras especiarias quase insípidas como a curcuma. Deste modo, o custo é mais baixo, mas também a qualidade e sabor são bem inferiores.
Os estames de açafrão, são vendidos em frascos de vidro.
Para utilizar você deve colocá-lo na água, e essa mesma agua sera usada para cozinhar o alimento a ser aromatizado.
Eles obtiveram o DOP Denominação de Origem Protegida: açafrão Aquila e açafrão de San Gimignano em 2005, e o açafrão da Sardenha em 2009.
Ao açafrão são atribuídas várias propriedades, entre elas, retardar o envelhecimento, acelerar o metabolismo, promover a função digestiva, reduzir a pressão sanguínea e abaixar os níveis de colesterol e triglicerideos.
A medicina chinesa e a fitoterapia utilizam o açafrão pelas suas propriedades de desintoxicação, purificação e efeitos anti-inflamatórios. São também utilizados pela medicina indiana que envolve a utilização deste tempero em muitos pratos para prevenir infecções intestinais.


Nenhum comentário: